O que são Redes Sociais?

Rede social é uma estrutura social composta por pessoas ou organizações.

As redes sociais costumam reunir uma motivação comum, porém podem se manifestar de diferentes formas.

Existem vários tipos de redes sociais.

  • – Rede social de bairro ou de cidades, também chamadas de redes comunitárias, reúne pessoas com objetivo de melhorar a situação do local onde vivem, discutindo idéias e soluções possíveis;
  • – Redes profissionais, também conhecidas como Networking (Net – rede e working – trabalhando), que significa uma rede de contatos de uma pessoa poder ser estendida a outras e todas crescerem, fazendo bons negócios obtendo informações e várias vantagens. Existem reuniões com funcionários de várias empresas, estilo confraternização e lá eles trocam experiências e montam sua lista de contatos;
  • – Redes de estudantes, onde alunos se encontram para realizar pesquisas, estudos, tarefas e/ou trabalhos de suas áreas de estudos;
  • – Redes sociais online, existem as públicas, como exemplo Facebook, Orkut, Twitter, Badoo onde qualquer pessoa pode se cadastrar e participar e existem as privadas, que nem sempre são aceitos todos os tipos de pessoas.

Estas redes são um meio de conectar pessoas por meio da internet.

As redes sociais online ou mídias sociais tornaram-se parte do dia-a-dia de muitas pessoas. Para muitos os termos comentar, compartilhar, cutucar, twittar, postar, são comuns e fazem parte das atividades diárias. Mas para outros não. Algumas pessoas ainda resistem em ‘entrar’ no mundo virtual, não entendem e não querem aprender, achando que não faz sentido.

As redes sociais geralmente funcionam com base no perfil do usuário, ou seja, o que gostam, o que sabem, seus interesses, seus hobbies. Os usuários se aproximam por afinidade, ou não, de idéias podendo ser discutidas, elucidadas, comprovadas.

Não é muito diferente de uma rede de relacionamentos no mundo não virtual. As pessoas buscam notícias, novidades, entretenimento.

O relacionamento entre as pessoas é fundamental para se obter contatos. “Não é o que você sabe, mas quem você conhece”, esta é uma velha frase, mas pode ser bem verdadeira. Quanto mais pessoas você conhecer, melhor será para você mesmo.

Conhecimento é poder.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *